Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela assessoria de segurança da NTC&Logística, o número de ocorrências de roubo de cargas registradas em 2011 teve um aumento de 5,7% em comparação à 2010. No ano passado, foram registradas 13 mil ocorrências, sendo o Sudeste a região com maior incidência, 83,57%.
“Temos uma grande dificuldade em coletar os dados regionais e estaduais todos os anos, por que muitos estados não disponibilizam estes números publicamente e, nesses casos, utilizamos os dados fornecidos por outras fontes, entre as quais as empresas seguradoras”, explica o coordenador da entidade, Coronel Paulo Roberto de Souza. Em comparação ao ano de 2009, houve uma pequena queda no número de casos, 2%, porém um aumento considerável no valor das mercadorias, que foi de R$ 900 milhões, em 2009, e R$ 920 milhões, em 2011.
Os números divulgados hoje foram calculados pela NTC&Logística com base nos dados informados pelas Secretarias de Segurança dos Estados, pelas empresas do mercado segurador, pelas gerenciadoras de riscos, transportadoras e outras fontes. O estado de São Paulo foi o que teve maior incidência de roubos, com 53,47%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 23,61%. “A grande maioria das cargas tem como origem ou destino o Sudeste do país, por isso a grande disparidade em relação a outras regiões”, salienta Souza.
FONTE: Brasil Caminhoneiro
0 comentários:
Postar um comentário