A proposta da Renault Trucks para um caminhão mais econômico
O“Laboratório” Renault desenvolveu um estudo chamado Optifuel Lab. Partindo da premissa que o óleo diesel continuará a ser predominante para o transporte rodoviário, mesmo que num futuro mais distante, a fabricante francesa tratou de desenvolver um veículo que fosse, além de moderno, econômico.O modelo, que na primeira olhada mostra que a aerodinâmica faz parte do seu DNA, prova que ainda há muitas oportunidades para reduzir significativamente o consumo de combustível a partir do desenho.Este Renault-Conceito, da maneira que foi projetado, conseguiu uma economia de 13% de combustível, se comparado a um modelo com tecnologia Euro 5; isso, segundo os engenheiros da Renault, se traduz em menos 120 gramas por quilômetro em redução de dióxido de carbono emitidos na atmosfera.O Laboratório Optifuel existe desde 2007 e, de lá para cá, lançou um programa de pesquisa desenvolvido sobre o veículo experimental. Não se destina a tráfegocomercial, mas a fim de permitir novas soluções para reduzir o consumo do teste em condições reais de utilização. Trata-se de um programa de pesquisa abrangente, que reúne diferentes áreas de conhecimento (aerodinâmica, motorização, resistência ao rolamento, ajuda com a gestão, etc). O veículo de teste também fornece uma oportunidade para avaliar as peças desenvolvidas para montar a carroceria e outros itens do veículo, para quem sabe, posteriormente, serem adaptadas para um caminhão comercial. De acordo com a engenharia da Renault Trucks, muitas melhorias hoje colocadas em seus modelos comerciais saíram de experimentos realizados no Optifuel Lab.
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