Cresce a segurança e sofisticação do ônibus na categoria premium
Foram gastos dois anos e 2 milhões de euros para o desenvolvimento do i6, principalmente para atender à futura norma europeia de segurança (R66.01), levando-se em conta a resistência ao choque frontal e ao tombamento, extremamente mais severa do que as normas brasileiras. Ranalli ressaltou que, no desenvolvimento, os engenheiros trabalharam no aumento da rígidez em flexão e torção, na maior redistribuição de cargas e pesos, tendo como resultado melhorias na estabilidade e dirigibilidade do veículo.
No painel, o motorista conta com uma tela touchscreen” para o controle de diversos sistemas do ônibus. Os retrovisores contam com duas lâminas de espelho e os conjuntos óticos dianteiros e traseiros receberam iluminação em led, além de luz diurna. A iluminação interna, tanto de teto como de corredor, também é em led.
Internamente, o Irizar i6 pode contar com diversas confirgurações para o conforto e entretenimento do passageiro, como sistema wi-fi, conexão para iPod e similares, monitores integrados ao encosto das poltronas, som individual, sistemas de navegação e de vigilância, além de sistema de acesso de pessoas portadoras de dificiência física e purificador de ar.
Há opções de comprimento de 12 m (bagageiro com 10 m3 ou 11,2 m3), 13,2 m (10,5 m3 ou 11,53) e 14 m (14 m3 ou 16 m3).
A Irizar acaba de completar 15 anos de presença no Brasil, mas já conta com 120 anos de existência, iniciada em 1889, quando o visionário empresário deixou de fabricar apenas ferragens e rodas para produzir diligências e carruagens. Hoje, a marca está presente em sete países.
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